Publicado por: Luiz Amadeu Coutinho | 2010/06/29

O som do Fumacê

Quem diria. Após tantos anos. Volto a ouvir um som que levou-me a lugares bem escondidos na minha memória. O som do Fumacê. Máquina criada para matar, Mosquitos e qualquer coisa que respira e precisa de ar :).

Sua função está bem descrita abaixo e ainda não descobri como é carinhosamente chamado aqui.

Para reduzir a população do mosquito adulto, é feita a aplicação de inseticida através do “fumacê”, que deve ser empregado apenas quando está ocorrendo epidemias. O “fumacê” não acaba com os criadouros e precisa ser sempre repetido, o que é indesejável, para matar os mosquitos que vão se formando…Fonte

Lembrei-me de quando criança, no fim da tarde (hora preferida dos Mosquitos) o carro do Fumacê a passar pelas ruas de Maruípe (bairro de Vitória, onde vivi alguns anos) e lá ia toda a criançada atrás daquele carro que fazia um barulho ensurdecedor e soltava aquela fumaça branca e inofensiva (ao menos era o que pensavamos), mas que lançava um veneno para o ar.

Todos corriam a fechar janelas e portas para a fumaça não entrar e também recolher a roupa no varal, e lá iamos nós a correr pelas ruas atras daquela diversão.

E agora, aqui em Luanda, estava eu prestes a dormir ouço novamente esse som, vou a janela e lá está ele. O Fumacê.

Felizmente o Fumacê aqui não exerce o mesmo fascínio nas crianças de cá. Ou os tempos são outros e brincar na rua com amigos virou coisa do passado.

Tenho cá minhas dúvidas se realmente a invenção é eficaz contra os mosquitos, mas certamente devem ter lá sua razão em utilizar, nem que seja financeira. A malária (ou Paludismo como dizem aqui) é responsável por muitas mortes e mosquitos é o que não falta aqui. Veja noticia aqui.

Quanto a máquina em si, não consegui tirar nenhuma foto, mas deixo algumas variações da mesma.

Por alguma razão esse senhor não gosta da máquina

Versão em duas rodas da brilhante invenção


Deixe um comentário

Categorias